É o momento certo para você refletir e tomar decisões que podem mudar o seu destino.
1. Planejamento
Para saber exatamente o quanto pode gastar em cada coisa que deseja, não existe outra solução: uma planilha, ajuda muito claro. Saiba o quanto tem para gastar, e fracione em orçamentos próprios para dívidas, presentes, viagens e afins.
2. Endividado? Renegocie e resolva
Se os números estão no vermelho, aperte os cintos. Se o cartão de crédito está acumulando feito bola de neve no pagamento mínimo, ou o cheque especial está estourado, é hora de parar e repensar a vida financeira. Aproveite o dinheiro extra, respire fundo e abra mão do consumo para renegociar as dívidas, que têm as maiores taxas de juros do mercado.
3. Não compre por impulso
Não caia nessa tudo pela metade do preço, a pesquisa é fundamental. Compare preços, peça sugestões de amigos, pesquise reclamações sobre o produto. Hoje em dia, com a internet, isso está mais fácil que nunca.
4. Poupe!
Quem está com as finanças em dia e consegue ter um dinheirinho sobrando, não existe nada melhor que poupar. Além dos ideais 10% do salário para o futuro e emergências, aproveite para guardar o que puder. Uma boa forma de poupar sem ter tanta coceira nas mãos depois é planejar um objetivo maior: poupar para uma grande viagem internacional, um carro novo, um objeto de tecnologia de ponta, um imóvel.
5. Engorde a sua poupança
Para conseguir poupar mais, é preciso cortar despesas e negociar sempre os seus custos. Procure comprar sempre à vista e peça descontos. Observe o mercado e pesquise preços antes de tomar uma decisão. Outra forma de aumentar as suas economias é crescer a sua receita. Procure guardar o dinheiro extra que entrar.
G2 Blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário