Reforma em casa faça você mesmo
Toda casa sempre tem alguma coisa para ser arrumada ou alguma mudança para renovar os ambientes. Em muitas dessas pequenas reformas não precisa contratar um profissional, você mesmo pode fazer e economizar dinheiro. E não é difícil, aqui algumas dicas para que você também possa aproveitar qualquer folguinha e fazer uma reforma básica no seu lar!
PRIMEIRO PASSO
Monte um “croqui” ou escopo da reforma, para evitar mudanças depois da obra.
Sem saber o que você quer fazer, a reforma pode ser um fiasco. Parece algo óbvio, mas muita gente que só tem uma vaga ideia do que quer já começa a comprar as tintas e outros materiais, sem ter definido quais cômodos do imóvel serão reformados. Por isso, antes de qualquer coisa, é importante que você reflita com calma sobre o que será feito, pesquisando referências e colocando no papel os objetivos do projeto. “Não determinar bem o que vai ser feito é o principal erro em relação à reforma. A pessoa começa com uma pequena ideia e no meio acontece aquela típica situação: ‘Já que estamos aqui, vamos quebrar mais uma parede ou aumentar esse ambiente’. Quando a pessoa vê, ela já saiu do planejamento inicial e é aí que o orçamento estoura”.
Vamos começar por coisas que estão bem aparentes e deixando a casa com um ar de relaxo:
Pintar a parede
Materiais necessários: Jornais ou plásticos para forrar, fita-crepe, escada, tinta e pincel, rolo e bandeja de pintura.
Antes de começar: Proteja móveis, tomadas, piso, rodapés, interruptores e peças fixas com jornal ou plástico preso com fita-crepe. Coloque fita também no teto, na emenda da quina com a parede. Limpe a parede retirando pó e gordura.
Como pintar: Dilua a tinta conforme as instruções do fabricante. Pinte o contorno da parede e das peças fixas com pincel. Passe rolo na tinta e retire o excesso na bandejinha, deixando o rolo quase seco. Pinte com movimentos de “N”. Só passe a segunda demão quando a primeira secar.
Trocar azulejos quebrados
Materiais necessários: argamassa, rejunte e peça cerâmica semelhante à que será removida.
Como fazer: Use um raspador de rejunte para soltar as laterais da peça, depois, destrua o azulejo velhos a marteladas. Em seguida, é preciso raspar o adesivo antigo com um cinzel ou espátula e colocar argamassa na peça cerâmica. Para assentá-la, use um martelo de borracha, que evita deixar as pontas do azulejo em desnível. Finalize passando o rejunte.
Substituir um vidro quebrado
Materiais necessários: Vidro, massa de vidraceiro.
Como fazer: Tire as medidas do vidro velho e encomende o novo no tamanho adequado (consulte o vidraceiro, porque o vidro sofre dilatação com o calor). Compre na vidraçaria também a massa de vidraceiro. Limpe a esquadria onde o vidro será assentado, retirando todo o rejunte velho tomando cuidado com os cacos. Coloque massa na esquadria, encaixe o vidro novo e faça o acabamento com as pontas dos dedos, pondo um pouco mais de massa se necessário.
Viu como é simples? Qualquer um pode colocar as mão na massa.
http://www.lojaskd.com.br/