Comprou imóvel, mas atrasou as prestações?
Estas 6 dicas vão te ajudar
fonte: Juliana Kirihata
Do UOL, em São Paulo
Se você tem um financiamento de imóvel e acha que não deve conseguir arcar com as próximas prestações, é preciso agir rápido, ou corre o risco de perder a casa própria e o dinheiro já investido.
Veja o que sugerem especialistas consultados pelo UOL.
1. Corra e renegocie com o banco
A primeira e principal recomendação dos especialistas é correr para o banco e tentar renegociar as parcelas.
2. Não faça outro empréstimo
Pegar outro empréstimo para pagar as parcelas atrasadas do financiamento imobiliário não é uma boa ideia, diz o especialista em finanças Reinaldo Domingos.
"Como a pessoa vai pagar esse empréstimo se ela não consegue pagar as prestações do imóvel?"
3. Corte despesas
O melhor, segundo Domingos, é fazer uma "faxina financeira" para conseguir quitar as dívidas. "A pessoa vai ter que reduzir drasticamente o padrão de vida".
4. Venda o imóvel
Se não conseguir organizar suas contas e levantar um dinheiro para pagar as prestações, o próximo passo é se desfazer do imóvel. "A orientação é vender o imóvel no mercado normal e quitar a dívida", diz o advogado Gilberto Bento Jr., especialista em direito imobiliário.
5. Já atrasou? Não fique parado
Atrasou as parcelas? Corra para não perder o imóvel. "As coisas são feitas de modo extrajudicial e são muito rápidas", afirma o advogado Marcelo Tapai.
Segundo o advogado, caso consiga o valor total da dívida antes do leilão do imóvel, é possível ingressar com uma ação judicial para obrigar o banco a aceitar o pagamento e manter o contrato de financiamento ativo. "A grande dica é não ficar parado", diz.
6. Só compre com planejamento
Para quem ainda não assinou um contrato de financiamento, o especialista em finanças Reinaldo Domingos aconselha fazer uma reserva financeira antes de comprar um imóvel. "Se a pessoa não tem nenhum dinheiro, ela tem que guardar pelo menos o dobro da entrada", diz.
Verificar se as parcelas cabem no bolso também é importante. "A prestação tem que ser de no máximo 20% do valor que eu ganho", diz Domingos.
Para quem tem dinheiro guardado, o conselho nem sempre é pagar o imóvel à vista. Mesmo sendo a melhor opção para fugir dos juros, não é bom ficar sem nenhuma reserva, segundo Domingos.
"A pessoa tem que ter de duas a três vezes o valor do imóvel se quiser pagar à vista", afirma. De acordo com o especialista, a reserva é necessária para momentos de crise, como a perda de um emprego, e também para gastos complementares do imóvel --por exemplo, a compra dos móveis.
******
Então pessoal fica a dica, não deixe para ultima hora vá correndo, renegociar ou então venda para não sair no prejuízo.
Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.
ResponderExcluir